Mais uma Construção com Terra em Florianópolis

//Mais uma Construção com Terra em Florianópolis

Mais uma Construção com Terra em Florianópolis

Conheça  a casa de bioconstrução projetada e executada pela arquiteta Cecília Prompt em parceria com a Baobá Construções Sustentáveis.

Construída com paredes de hiperadobe, pau-a-pique, madeiras de reaproveitamento, pedra, telhado verde, tratamento ecológico do esgoto, a obra foi entregue no início de setembro por uma equipe de oito profissionais incluindo acompanhamento da arquiteta, engenheiro sanitarista e gestão e qualificação de mão de obra  através da consultoria do construtor Raphael Autran.

 Segundo a arquiteta, uma obra como essa só foi possível pelo trabalho em equipe e principalmente pela participação do proprietário da casa que esteve em todo processo de decisão na composição dos ambientes. “Foi um projeto ousado por ser uma casa localizada num ponto alto do bairro e por ser uma casa toda feita de terra.

“Meu cliente teve muito mérito na escolha da construção de sua casa, além de trabalharmos na parceria entre construtor, arquiteto e o proprietário para fazer a obra acontecer. Fico muito satisfeita com clientes que vestem a camisa da construção com terra e investem em qualidade de vida tanto para o ambiente como para saúde, ressalta Cecília.

Para o morador Stephan Baumgartel o projeto conspirou a seu favor.  A casa possibilitou, segundo ele, morar num contexto natural. ” A casa possui paredes arredondadas, a energia flui, além do conforto térmico das paredes de terra, afirma.

As principais técnicas utilizadas foram o Hiperadobe nas paredes do térreo e paredes de pau-a-pique na parte superior da casa, compondo um ambiente rústico e moderno. Outro ganho do proprietário foi o chão de taco restaurado trazendo a originalidade do piso de madeira e o telhado verde que fica na parte mais alta da casa.

comunidade reunida para aprender a técnica do Pau-a-pique

Já na etapa final da obra a equipe resolveu convocar um mutirão de biconstrução que contou com a presença de moradores, estudantes de arquitetura e interessados em conhecer a técnica do pau-a-pique (Taipa de mão).

 

Bioconstrução

Por ser uma casa de terra, esse tipo de construção possui acompanhentos técnicos específios e cuidados pós-obra. De acordo com o construtor Raphael Autran, como o barro demora a secar, o processo de acabamento pode necessitar de manuteção pós-obra de acordo com a situação climática e o trabalho de secagem da parede.

  Assim como uma casa convencional necessita de manutenção, pintura, ente outros, uma casa de terra precisa de cuidados e manutenção. “A bioconstrução possui tecnologias de ponta como a aplicação de óleos e seladores naturais para proteger a casa das chuvas ou superexposição ao sol, permitindo uma maior durabilidade no processo de manutenção do reboco”, sugere o construtor.

 

Projeto arquitetônico e execução: Cecília Prompt

Construtor responsável: Raphael Autran  equipe da Baobá Construções (Alvori
José, Rafael, Henrique e Diego)

Engenheiro ambiental sanitarista: Tiago Guedes

 

By | 2017-10-12T17:54:06+00:00 julho 3rd, 2017|Construções com Terra|0 Comentários