Instituto Morro da Cutia

//Instituto Morro da Cutia
Instituto Morro da Cutia 2016-05-12T23:14:26+00:00

Project Description

Instituto Morro da Cutia

Projeto desenvolvido para o Instituto Morro da Cutia, localizado na zona rural da cidade de Montenegro, RS. Incorpora conceitos de bioconstrução e permacultura, e tem sua estética caracterizada por formas orgânicas. O projeto e a construção incorporam objetivos pedagógicos, uma vez que os elementos e as técnicas propostas no projeto têm base fundamental na preservação do meio ambiente. O conceito do projeto conecta as funções existentes no programa com algumas características da natureza. Vimos que as funções naturais se dão por indivíduos diferentes, mas só ocorrem porque estão todos conectados entre si. Na natureza nada ocorre independentemente, mas o papel de cada elemento é essencial.

O manejo da água:

A captação da água da chuva se dá pelas coberturas dos sanitários e da casa mãe. A água éarmazenada em cisternas de ferrocimento. A cisterna de maior porte fica no nível mais baixo do terreno, e desta forma o fluxo se dá por gravidade, sem gasto de energia. O ciclo da água se finaliza com a reintegração do excedente no subsolo. Os dejetos são tratados e reaproveitados para a irrigação. O sistema utilizado para o tratamento dos resíduos é o SMSA (Sistema Modular de Separação de Águas), concebido pelo Eng. Luiz Augusto dos Santos Ercole.

As edificações:

Todas as edificações têm paredes de terra, utilizandose a técnica do superadobe. As paredes estão construídas sobre uma fundação de pedras da região. As duas primeiras fiadas do superadobe são de solocimento, com a finalidade de dar mais resistência e reforçar a impermeabilização na base das paredes. A estrutura dos telhados é feita com eucalipto roliço, e avança formando uma pérgula para proteger as edificações da insolação excessiva no lado oeste. Nas pérgulas a vegetação produtiva cumprirá a função de proteção.

Projeto: Arq. E Urb. Cecília Prompt, Arq. E Urb. Iazana Guizzo, Arq. E Urb. Viviane Martins,
Acad. Arq. Fernando Costa, Acad. Arq Leandro Anton